Biblioteca





AGRICULTURA E SOBERANIA ALIMENTAR

ÁGUA

  • Privatização da água Europeia (Video) - Começa em Paços de Ferreira - reportagem alemã legendada em português (clique em CC no canto inferior direito do video para activar as legendas).
  • Re-municipalização das águas (Video; inglês) - Veja como a privatização das águas falhou em cidades como Paris e Buenos Aires, e os esforços desenvolvidos para que a água voltasse a estar sob controlo público.


CIDADANIA E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA


CIDADES EM TRANSIÇÃO


ECONOMIA

  • Donos de Portugal - Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.
  • Taxar os Ricos - A crise económica e a degradação dos serviços públicos ingleses em animação. Qualquer semelhança com Portugal não é pura coincidência... (07:05m)
  • Economia Social - A experiência Danone-Grameen. "Muhammad Yunus foi laureado com o Nobel da Paz 2006 por ter ajudado milhões de pessoas a sair da pobreza extrema. É o criador do Micro-crédito e defensor da utilização massiva de Empresas Sociais em que o lucro não é distribuído aos accionistas mas investido na empresa ou eliminado através da redução de preços."

EDUCAÇÃO


ENERGIA


PEGADA ECOLÓGICA



POLUIÇÃO E DESPERDÍCIO

Estas fotos são parte da exposição “Correr os Números, um Auto-Retrato” do fotógrafo Chris Jordan, para chamar a atenção sobre os milhões de objetos que se acumulam no nosso planeta, fora doalcance da nossa vista. As cifras mencionadas foram obtidas em estudos sobre as quantidades de lixo lançadas nos Estados Unidos. Agora imaginem se considerarmos todos os países do mundo. A degradação do meio ambiente é o
resultado do efeito acumulativo do desperdicio de cada um de nós... Por tanto, a solução também recai em cada um de nós.

Pequeno vídeo (3.55) que mostra uma ilha que se situa em pleno Oceano Pacífico, a 2000km da costa mais próxima. Nesta ilha, sem presença humana, não há senão aves e, no entanto… Vejam o que se passa.



SUSTENTABILIDADE

  • O Homem Que Plantava Àrvores . Esta animação delicada e única, vencedora do OSCAR® de filme curto de animação, é um tributo ao trabalho árduo e à paciência. Conta a história de um homem bom e simples, um pastor que, em total sintonia com a natureza, faz crescer uma floresta onde antes era uma região árida e inóspita. As sementes por ele plantadas representam a esperança de que podemos deixar pra trás um mundo mais belo e promissor do que aquele que herdamos.















Sem comentários:

Enviar um comentário