sexta-feira, 29 de março de 2013

REUNIÃO DE INFORMAÇÃO EM MONTEMOR-O-NOVO SOBRE A "AJUDADA"
5ª FEIRA, 4 DE ABRIL, 19:00 - AUDITÓRIO DA JUNTA DE FREGUESIA DE Nª Srª da VILA

AJUDADA é um encontro internacional a ter lugar nos dias 14, 15 e 16 de Junho de 2013. Os participantes trazem a Portalegre a sua visão e os seus saberes para planear, em conjunto com toda a comunidade, soluções reais de desenvolvimento. AJUDADA é um espaço de diálogo aberto por cidadãos anónimos que procuram soluções reais para os actuais problemas, buscando inspiração nos valores da dádiva e da partilha. 
AJUDADA é um movimento concreto que quer transformar consciências e atitudes para que os recursos locais sejam valorizados e o futuro da comunidade seja mais promissor. AJUDADA acredita que todos têm um papel a desempenhar na economia local, por isso, é também um convite a todos para que tragam os seus sonhos e se juntem à transformação em curso. Chegou a hora de repensar o valor das coisas. 



 “AJUDADA
Todos temos um papel na economia da nossa comunidade
Um Encontro Internacional a decorrer em Portalegre, 14-16 de Junho, 2013
O Desafio para os participantes da AJUDADA é de pensar um novo modelo de economia, a partir de dois ingredientes chave para uma comunidade próspera, a dádiva e a partilha. A palavra “economia” é usada aqui para retomar o seu significado original de “gerir a nossa casa comum”.
O nome do encontro - “AJUDADA” -, refere-se a uma prática antiga de entreajuda na qual as pessoas da comunidade se juntavam para apoiar os trabalhos do campo de cada um. Na “Ajudada” participavam homens, mulheres, crianças, anciãos, e a todos cabia uma tarefa em particular. O esforço e a responsabilidade partilhados aliviavam a dureza do trabalho, que terminava sempre com um momento de celebração colectiva. Queremos actualizar este conceito para os dias de hoje e ver o espírito da AJUDADA replicado em todas as acções previstas para este encontro.
A AJUDADA é inspirada no conceito da “Economia da dádiva”. "Economia da dádiva" deve ser entendida como o sistema de relações que resulta da partilha dos recursos e das competências que existem na comunidade; TODOS têm um papel activo e são valorizados. Pelo contrário, numa "economia de mercado", os indivíduos e actividades valorizados são principalmente aqueles que geram dinheiro.
Em Portalegre, onde comunidade é ainda um conceito forte e vivo, e a dádiva e a partilha ainda existem, há terreno fértil para a realização de projectos inovadores, invertendo a situação actual de isolamento e abandono que esta região está a viver. Mesmo na sua fase inicial, a AJUDADA inspira contribuições de pessoas, entidades públicas, empresas e associações locais. Grande parte do trabalho de organização está a ser feito pela comunidade local, com a colaboração de uma equipa de apoiantes de dentro e de fora do país.
A AJUDADA é um processo de aprendizagem para todos e um catalisador para a transformação em curso. Vai arrancar em Portalegre, mas a sua influência estender-se-a através dos participantes internacionais e dos echos que gerar. A AJUDADA é aberta a toda a comunidade, e não apenas às pessoas que atendem as actividades principais. Queremos inspirar o mundo: o que é possível realizar em Portalegre, é possível realizar em todo lado.
A AJUDADA contará com a participação de personalidades de relevo internacional no tema da economia da dádiva, tais como Charles Eisenstein, autor de “Economia Sagrada" (Sacred Economics), e Mark Boyle, autor do livro “O Homem Sem Dinheiro”. São ainda esperados representantes de instituições e projectos nacionais ou internacionais que estão a promover a transformação das suas comunidades, como a Schumacher College ou a Transition Network, além de um leque variado de entidades locais e regionais, que se propõem trabalhar em conjunto com vista a transformar a iniciativa numa plataforma capaz de desencadear acções positivas para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário