quarta-feira, 17 de julho de 2013

3º Aniversário da Rede de Cidadania de Montemor-O-Novo


A Rede de Cidadania de Montemor-O-Novo faz hoje 3 anos de Cidadania Activa em Montemor-O-Novo.
Pode não ter sido tanto quanto gostaríamos... mas foi alguma coisa.

Foi a DINAMIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL, onde temos mantido uma banca, aberta todos os sábados de manhã, para troca de livros/CD/DVD, para venda de jornais (sem qualquer lucro!), para troca de sementes, coleccionismo e ponto de encontro, onde as crianças podem brincar um pouco. Foi as duas acções de NATAL LOCAL, onde colocámos disponíveis talões-prenda, para oferta como presente de natal, revertíveis em compras no Mercado - a ideia de oferecer couves no Natal ainda não convenceu suficientemente os Montemorenses, mas os comerciantes aderiram em massa. Foi o MOSTRE-SE - FOTOGRAFIAS EM REDE, exposição de fotografias mensal, aberto a todos os que queiram dar a conhecer os seus trabalhos (com dificuldades não esperadas numa terra com tantos e tão bons fotógrafos) e, assim, contribuir para chamar gente ao Mercado (saber mais em Mostre-se - http://fotografiasemrede.blogspot.pt). Foi a animação musical de alguns sábados, patrocinada pela CMM. Foi a tentativa de criar um mercado de roupas usadas com regularidade que (ainda) não pegou. Não sabemos, ao certo, que repercussões têm tido as nossas acções nas vendas dos comerciantes mas, temos prazer em ver que, pelo menos, não está mais moribundo do que estava há 3 anos e, até, que se vêem caras novas, que os jovens vão vender bolos, que o mercado voltou a fazer parte da geografia humana da cidade. Fazemos isso porque consideramos o Mercado Municipal um espaço emblemático da(s) cidade(s), onde se podem privilegiar as relações de proximidade e, mais facilmente, o consumidor pode influenciar o que compra, beneficiando e abrindo espaço para a produção local, defendendo a soberania alimentar da comunidade. Lentamente, iremos continuando, fazendo isso com enorme prazer!!! É essa a nossa recompensa.

Foi a participação nas ideias de sustentabilidade da Agenda 21Local, de onde emergiu o BANCO DE TERRAS. O sucesso desta acção, veio demonstrar que, afinal, a ideia de ceder os nossos terrenos não cultivados e que não temos capacidade de cultivar a quem quer cultivar e não tem terra, não é assim tão perigosa. E, aos poucos, o voltar às hortas deixou de ser uma ideia esquisita. Saber mais em https://sites.google.com/site/bancodeterrasmn/ ou em http://hortasdemontemor.blogspot.pt/.

Foi a 1ª experiência com moeda local - o MOR, MOEDA LOCAL DE MONTEMOR - e mais uma mão cheia de sugestões que, ainda, não foram suficientemente desenvolvidas e postas em prática ou não se conseguiu seduzir cabalmente o poder local, como as cooperativas de cidadãos para a produção eléctrica solar em Montemor (através da lei da Mini Geração) ou as acções de sensibilização de consumo de produtos locais como o Selo de Produto Local ou a acção Km Zero. Ainda vamos a tempo.

Foi a PARTICIPAÇÃO em acções de sustentabilidade organizados por outros, locais e nacionais, tornando a Rede um parceiro respeitado, porque sempre nos forçámos por não nos colarmos a nenhuma força política. Porque, para nós a política é aquilo que fazemos, independentemente de com quem. A nossa ideia de democracia é a Participativa, não a Representativa. O que cada um dos seus membros pensa e vota, é lá com ele, no segredo das urnas. Por alguma razão somos uma REDE e não uma associação, sem orçamento ou organização colegial. Nas redes, todos os seus elos são de igual importância e, mesmos os extremos, com ideias opostas, são suportes indispensáveis dessa rede. As pessoas e as sociedades só evoluem e amadurecem em contacto com ideias diferentes. São as opiniões diferentes que fazem questionar as nossas; circular dentro de ideais fechados, leva ao enfraquecimento das nossas mais robustas certezas.

Foi, a percepção de que, na nossa cidade, as ideias de SUSTENTABILIDADE, SOBERANIA ALIMENTAR, ENERGIAS RENOVÁVEIS E GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS, CONTROLO E GESTÃO LOCAL DA ÁGUA, ECONOMIA E MOEDA LOCAL, DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E INTERVENÇÃO NAS DECISÕES QUE NOS DIZEM RESPEITO são conceitos que os montemorenses reconhecem. Podem ou não concordar ou colaborar, mas não são conceitos estranhos.

Parabéns, pois, à Rede e aos Montemorenses.
Para saber como tudo começou, descarregue o PDF Formação da Rede.