Quem Somos
Manifesto
Grupos Coordenadores
Grupos de Trabalho Activos
QUEM SOMOS
A rede de cidadania de Montemor-o-Novo enquadra-se nos movimentos que se preocupam e agem na procura de novos paradigmas no campo económico, social, cultural e ambiental que possibilitem a construção de um futuro sustentável e de maior proximidade entre as pessoas, de âmbito eminentemente local e regional. São formados por pessoas mais ou menos desligadas da política partidária mas que assumem o seu dever de colaboração activa e o direito à participação democrática nas decisões com implicação no futuro das comunidades em que se inserem.A agenda 21 é uma iniciativa a nível mundial com vista a essa cidadania participativa local, com vista o desenvolvimento de comunidades sustentáveis. A rede de cidadania de Montemor-o-Novo, enquanto grupo de cidadãos, está aberta e interessada em participar na agenda 21, sempre que as nossas acções se enquadrem nas suas iniciativas mas constituímos, acima de tudo, um grupo de cidadãos cujo único objectivo é o de promover acções de âmbito local.
O documento fundador que representa a filosofia e a base orientadora das acções dos membros da rede é apresentado na página "manifesto".
Dentro desta rede e seguindo a estrutura proposta pelo movimento das cidades de transição, existe um grupo coordenador, com que se ligam vários grupos temáticos. O grupo coordenador assegura a ligação e a coerência entre os vários grupos temáticos, assim como assegura o fornecimento de informações sobre a rede. O grupo coordenador é composto por três a cinco membros que se mantêm durante um período de 6 meses, ao fim dos quais dois elementos deverão ser substituídos por outros dois membros da rede.
Os grupos temáticos são grupos abertos, com uma finalidade específica e que se articulam com o grupo coordenador pelo menos uma vez por mês. São formados por grupos de pessoas interessadas em colaborar activamente para o tema e objectivos do grupo, em número não definido, desde que permita a sua funcionalidade.
Qualquer pessoa pode sugerir um tema e constituir um grupo de trabalho ao grupo coordenador. As ideias são importantes mas as mudanças só acontecem com trabalho. A rede de cidadania será o que os cidadãos interessados fizerem por Montemor-O-Novo.
Todo o trabalho é voluntário. Não existe financiamento, patrocínios ou qualquer orçamento interno. Poderá haver acções que necessitem de apoios e colaborações institucionais mas a ideia fundamental é a de catalisar vontades dentro da comunidade local.