segunda-feira, 2 de julho de 2012

Regulamento Exposição de Fotografias


Mostre-se – Exposição de Fotografias no Mercado

fotografias.em.rede@gmail.com

A Rede de Cidadania, integrado no projecto de dinamização do Mercado Municipal enquanto local emblemático que representa algumas das nossas preocupações – economia local, relações de proximidade, escoamento de produção local que fortaleça a soberania alimentar do concelho – pretende promover a mostra de fotografias de cidadãos montemorenses, a expôr na Banca da Rede, no Mercado Municipal.

REGULAMENTO

 Aberto a todos os cidadãos que estiverem interessados a expor uma mostra do seu trabalho, de preferência uma colecção temática ou simplesmente portfolio à sua escolha.
 O local de exposição é o espaço da Banca da Rede, no mercado, fixadas nos placards e/ou paredes.
 As fotografias serão expostas durante 4 semanas, coincidindo o fim de uma colecção com o ínicio da seguinte. O Sábado da mudança será o último sábado de cada mês, no sábado de dinamização do mercado sob responsabilidade da CMM.
 Se a Rede de Cidadania considerar justificável, poderá reduzir-se o período de exposição para duas ou uma semana, conforme o número de interessados.
 Os interessados deverão candidatar-se através do mail da Rede - cidadania.montemor@gmail.com . Quem não tiver possibilidades de candidatura por mail, poderá fazê-lo pessoalmente na Banca da Rede.
 Para a candidatura, os interessados deverão preencher uma folha de informação em anexo e enviar cópias em formato digital da colecção de fotografias a apresentar. Para quem não tiver acesso a mail ou a fotografias em formato digital, poderá entregar cópia das fotografias em papel (formato 10x15cm).
 As colecções a expôr deverão ter um mínimo de 12 e um máximo de 20 fotografias em formato 20x30cm/A4 (ou equivalente na proporção de ¾) + uma folha A4 com informação sobre o autor.
 Os suportes aceites serão, por ordem de preferência, coladas em K-line, coladas em cartão/cartolina, sem suporte.
 A colecção de fotografias com que os interessados se candidatam será sujeita à apreciação qualitativa de um Juri, composto por 3 pessoas. Cada elemento do Juri classificará a colecção como APTA ou NÃO APTA a expôr. A decisão é tomada por maioria simples e não questionável pelo candidato.
 Os candidatos serão informados da decisão por mail (ou pessoalmente na Banca da Rede para quem não tiver mail).
 As fotografias expostas serão devolvidas aos autores. Os autores deverão comprometer-se a estar presentes na Banca da Rede no dia da colocação e da retirada das suas fotografias. No caso de não estarem presentes no dia em que termina a sua exposição, para recolherem as fotografias, a rede só se responsabiliza por guardar os trabalhos durante 1 semana.
 Esta acção durará enquanto houver interessados e a Rede considerar que é válido continuar.
 Todos os casos omissos serão resolvidos pela Rede de Cidadania e/ou Juri.


Mostre-se – Exposição de Fotografias no Mercado

FICHA DE CANDIDATURA

 *NOME: _______________________________________________________________
 *CONTACTOS:
 MAIL: ___________________________________________________________
 TELEFONE: _______________________________________________________
 PSEUDÓNIMO: __________________________________________________________
 DATA DE NASCIMENTO: ___________________________________________________
 NATURALIDADE: _________________________________________________________
 FOTO DO CANDIDATO
 INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR E A OBRA
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Declaro que as fotografias que candidato para exposição são originais da minha autoria e confirmo que estou informado que a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo não se responsabiliza por quaisquer eventuais danos ou furtos das mesmas.
Data: ___________________
Assinatura:
* - Campos obrigatórios
 - Assinale a informação que pretende disponibilizar publicamente, na folha de apresentação do autor

1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Tudo o que fizer mexer as pessoas, física ou mentalmente, é meritório! Sobretudo no Alentejo, minha terra, onde sei que é muito difícil as pessoas aceitarem as iniciativas culturais (e não só), até por uma questão de modo de ser intrínseco em que a mudança ou o diferente é sempre visto com muita desconfiança. Fui a primeira a expõr fotografias, tendo me inscrito não tanto pelo valor que atribuo aos meus trabalhos mas, por saber que até para as pessoas se inscreverem para expõr, não seria fácil, ficando primeiro à espera de ver " no que isto dá"... Mas e porque estou a passar pela experiência de ver as minhas fotos expostas, permito-me fazer algumas sugestões na sequência do que observei:
    De futuro as fotografias deveriam ficar mais espalhadas pelo Mercado (fui ao Mercado num dos dias de semana e daquele lado não havia sequer uma banca de venda, por isso as pessoas que fossem ao Mercado nem veriam as fotografias...). Também deveria haver liberdade quanto ao formato, quanto ao suporte da foto, se é com moldura etc... Preferia que as minhas fotos tivessem outras dimensões e algumas deveriam ter moldura porque verifiquei que em algumas as diferenças de temperatura provocaram uma ondulação... Mas repito: isto são críticas construtivas que somo aos meus parabéns pela iniciativa! Apenas quero contribuir para que façamos mais, melhor e o desãnimo não nos vença!

    ResponderEliminar