sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sopa Km 0


Saber mais sobre o conceito Menu Km0 em http://morinvest.cm-montemornovo.pt/destaque.php?id=58

O Festival de Sopas deste ano, a decorrer desde hoje até dia 10/11/13, tem uma novidade que nos agrada por várias razões - a primeira experiência da aplicação do conceito de Menu Km 0, que a Rede de Cidadania tinha sugerido à CMM.
Antes de mais, ficamos satisfeitos porque esta acção demonstra que a a participação dos cidadãos na vida da sua comunidade é possível e que vale a pena continuarmos activos por uma Cidadania Participativa. E ficamos também muito satisfeitos pela divulgação do conceito de Menu Km 0, que integra uma variedade de valores que nos tocam:

  1.  Gestão sustentável dos recursos energéticos, reduzindo a energia necessária para que os produtos alimentares cheguem ao seu consumo final, com redução considerável da pegada ecológica associada à distribuição mas também a relacionada com a produção em regime intensivo e a utilização de grande quantidade de embalagens;
  2. Preservar a biodiversidade, valorizando as variedades locais;
  3. Proteger as técnicas de produção tradicional e os pequenos produtores locais e facilitando a rentabilidade económica da opção pela agricultura biológica;
  4. Promover a economia local, ao estimular a circulação económica dentro de uma comunidade.
Vamos todos provar as sopas Km0! O sucesso desta iniciativa é importante para Montemor e para os valores de sustentabilidade que defendemos. Quanto maior o sucesso e a divulgação, mais a comunidade interioriza a importância do consumo de produtos locais. Com o sucesso da sopa, mais facilmente entrará um menu completo nos restaurantes da nossa cidade. E, para o ano, poder-se-à repetir e começar a introduzir a obrigação de utilização de variedades locais nas sopas - a "nossa" arca dos sabores.
O movimento Slow Food integra também no conceito de Km 0 a "arca dos sabores" (saber mais em: http://en.wikipedia.org/wiki/Ark_of_Taste). Na arca dos sabores portuguesa, estão incluídos a alheira de Mirandela, o queijo de Nisa, a laranja de Ermelo, a Broa de Milho e o feijão Tarreste, da serra do Soajo e Peneda. E as beldroegas? e a sopa de cardos? e o arroz de catacuzes? E todas as variedades de legumes locais catalogados pela "Colher para Semear"?

Sem comentários:

Enviar um comentário