terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ao Encontro da Semente, 2010

No último fim de semana de Outubro tivemos em Montemor-o-Novo o evento "Ao Encontro da Semente". Organizado pela Associação Colher para Semear e pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo foram dois dias de palestras, oficinas, troca de semente e exposição da biodiversidade agrícola e de variedades tradicionais existentes no concelho, e de outros pontos do pais representados por sócios guardiões da associação.

Mesa de Sábios Agricultores
O encontrou começou com a apresentação as variedades de fabaceas, hortícolas e fruteiras identificadas no concelho durante o levantamento que decorreu de Março a Outubro, trabalho realizado pelo presidente da associação José Miguel Fonseca. De seguida ouve apresentações e intervenções do Sr. Jorg Bohm, Prof. Victor Guita, Sr. Simão Comenda e do Sr. Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá. Tudo eficientemente e subtilmente moderado pela Teresa Pinto-Correia.
Na parte da tarde fez-se a apresentação do filme documental "Guardiões" um registo do Tiago Fróis e Rui Cacilhas, que nos mostra oito dos guardiões do património agrícola antigo de Montemor.
De seguida a Ana Margarida Fonseca fez uma apresentação «O Montado como sistema tradicional», a que se seguiu o inicio das oficinas com a Oficina do Barro e o Mestre Bernardino Cantanhede.
No dia seguinte começaram os mais madrugadores com a oficina prática de recolha e conservação das sementes com o José Miguel Fonseca, a que se seguiram duas oficinas de apicultura, o método tradicional do cortiço com o Mestre Custódio Pereira e a Juvenália Cantanhede, e o método convencional da colmeia móvel com o Mestre António Abel, foram todas bastante concorridas e no final saíram todos bem dispostos e satisfeitos.
Os dois últimos eventos foram a Mesa de Sábios, momentos que ficaram na memoria de quem teve naquela sala, e o encerramento musical com o Coral de São Domingos.

Para este encontro a Associação Colher para Semear decidiu pela primeira vez fornecer as refeições com produtos locais e sempre que foi possível, com produtos provenientes de agricultura biológica. Os felizardos presentes nestes repastos com receitas da região, sempre bem acompanhados tanto pelo bem dispostos presentes como do bom vinho e licores da região.

Foi um fim de semana de celebração e convívio saudável entre várias gerações, é necessário agora dar continuidade a este trabalho de identificação, valorização e preservação da biodiversidade agrícola local e nacional. A nossa rede terá aqui também um papel activo nestas tarefas, nomeadamente através dos grupos do mercado e da agricultura.




1 comentário:

  1. Parabéns, já divulgastes o que foi um grande acontecimento em Monte Maior, dias bem passados, troca de experiências muito valiosas, em defesa de um património que urge preservar.

    Gostei da tua reportagem, continua!

    Um abraço, Alex.

    ResponderEliminar