domingo, 20 de outubro de 2013

Quem são então os membros da Rede?



Quem são então os membros da Rede?
(Em Outubro/2013)

A Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo não pretende ser uma estrutura de tipo associativo clássico, com entidade jurídica, direcção colegial e membros bem definidos. A Rede de Cidadania pretende ser isso mesmo - uma "rede" que funciona como elo de ligação entre pessoas que se preocupam pelos problemas de cidadania e sustentabilidade, conforme é referido no Manifesto. Fazem parte da Rede, os cidadãos que, em data altura e por um motivo concreto, se sentiram identificados e com ela participaram e aqueles que apenas simpatizam com os objectivos da Rede e pretende ser informados.
Quem são então os membros da Rede? Desejamos que a Rede não tenha membros definidos ou limitados mas por outro lado, é indispensável saber qual é o grau de envolvimento que cada um pretende ter com a Rede, para simplificar e tornar mais eficaz o seu funcionamento, não deixando de informar quem pretende ser informado e não sobrecarregando com mails de comunicação interna quem não o deseja.
A existência e o funcionamento da Rede de Cidadania acontecem em grande parte através de contacto por mail - cidadania.montemor@gmail.com. O grau de envolvimento e interesse pela Rede varia muito: existem pessoas que de um modo regular participam activamente nos projectos e acções da Rede, outros que se interessam pelas notícias que a Rede divulga e estão interessados em serem informados das reuniões, e outros que apenas estão interessados nas newsletters e outras divulgações.
Por essa razão, em 24/09/2013, enviámos a todos os endereços de mail da Rede um formulário para auto-definição do grau de interesse e envolvimento de cada um, para ser possível fazer uma reorganização da lista de mails. Na altura, por inexperiência, houve algumas falhas de identificação nas respostas (nomes ausentes ou incompletos) e a confirmação do endereço de mail não existia. Para permitir a correcção dos mails não identificados e permitir uma segunda vaga de respostas, em 06/10/2013 enviámos, novamente para toda a lista de mails um novo formulário, já corrigido para a obrigatoriedade de referir o nome e o endereço de mail. Este formulário ficará disponível no blogue da Rede em http://redemontemor.blogspot.pt/p/a-carregar.html, para permitir o seu preenchimento por quem não respondeu agora e para correcção do grau de interesse de quem respondeu (como não andamos sempre a conferir as respostas novas, a partir de agora quem responder ao formulário deverá informar a Rede por mail).

No conjunto dos dois formulários enviados, responderam 53 pessoas, das quais 6 não foram identificadas. A avaliação dos resultados é feita apenas sobre as 47 respostas correctamente identificadas.
Existem um pouco mais de 300 endereços de mail na nossa lista. As 47 respostas correctamente identificadas correspondem apenas a cerca de 15% do total de contactos.
Vinte e Sete dos respondedores autodefiniram-se como interessados em serem membros activos, 14 apenas estão interessados em receber as newsletter e outros mails de divulgação e 6 em receber divulgação e informação das reuniões.

O Redista típico é mulher com 46 anos. O mais novo tem 19 anos e o mais velho 70 anos, sendo a média geral de 45 anos.
 
75% dos redistas que responderam vivem no Concelho de Montemor-O-Novo, 4% no Distrito de Évora 8fora do Concelho) e 21% noutros distritos.


Cerca de 50% dos 47 respondedores, contactaram com a rede numa Reunião, mas este número corresponde apenas a cerca de 36% das pessoas referenciadas na mail-list como tendo participado nas reuniões iniciais. Oito cidadãos conheceram a Rede no Mercado e 7 através de amigos.

A maior parte dos respondedores demonstraram interesse por todos os temas sugeridos. Todos os temas tiveram quase 60% ou mais de pessoas interessadas. A taxa de escolha do tema Educação não é correcto porque, por lapso, não apareceu no 1º formulário. Tendo em conta o nº de pessoas que referiram este interesse espontâneamente no 1º formulário e a taxa de escolha no 2º formulário, é, certamente, um dos temas que desperta maior interesse nos respondedores.


O documento completo, em PDF, encontra-se aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário