sexta-feira, 29 de novembro de 2019

DIVULGAÇÃO: Caravana AgroEcológica em Montemor-o-Novo



Desde Maio deste ano o grupo de investigação da Professora Sara Magalhães do cE3c, FCUL tem estado a trabalhar numa nova missão: tentar estreitar as relações entre investigação, produtores e consumidores (principalmente de produtos hortícolas) através da Agroecologia. Neste momento o grupo estão  a avançar com 3 iniciativas - os Dias Abertos dos Produtores, as Hortas nas Escolas e a Caravana AgroEcológica.

A Caravana AgroEcológica procura dar a conhecer a Agroecologia. Consiste numa metodologia participativa que resulta na realização de 4 rotas onde em Junho de 2020 se irá visitar experiências agroecológicas por diferentes regiões de Portugal. Participam na caravana agricultores, órgãos de comunicação social, escolas, instituições políticas e não-governamentais e consumidores em geral. As rotas têm prevista a duração de 4 dias, 3 noites e irão abordar de forma integrada os temas SOLO » SEMENTES » PLANTAS » ANIMAIS » CONSUMO, representando o ciclo dos agroecossistemas. No último dia, as rotas encontrar-se-ão no mesmo local (a Herdade do Freixo do Meio) onde os participantes irão partilhar as experiências vividas, com o objetivo de co-construir propostas para a criação de políticas publicas de apoio à Agroecologia. De forma a incluir a participação de todos, criámos os Amigos da Caravana AgroEcológica, onde os interessados podem acompanhar e participar na co-construção da Caravana. 
Com a Caravana AgroEcológica pretendemos fortalecer as redes e comunidades de agroecologia em Portugal.

O processo de co-construção da Caravana AgroEcológica apoia-se em várias equipas: os Mentores, que pontualmente ajudam a construir a Caravana nas suas áreas de especialização; a Comissão de Acompanhamento, um grupo de peritos que participa na co-construção da estrutura, princípios e objetivos da Caravana e das suas rotas; a Comissão Organizadora que agiliza e operacionaliza a Caravana; e as Equipas das Rotas que, localmente, colaboram na co-construção de cada rota.

A Comissão de Acompanhamento reuniu e definiu, entre outros, a pergunta, os objetivos e porque regiões devem passar as rotas da Caravana.

A Pergunta:
O que é a Agroecologia? Porquê e como a sociedade a deve apoiar?

Os objetivos:
__Fundamentar o conceito de Agroecologia, baseado em exemplos de boas práticas e perceções de diversos grupos de atores;
__Construir de forma participada conhecimento baseado na reflexão das experiências vividas principalmente por agricultores;
__  Conhecer e partilhar a realidade, importância e exemplos da Agroecologia em Portugal, envolvendo todos os seus atores.
__Co-construir linhas orientadoras e propostas para a adoção de políticas públicas de apoio à Agroecologia em Portugal;
__Fortalecer as redes e comunidades de Agroecologia em Portugal.

As regiões por onde devem passar as rotas:

ROTA 1 Beira Alta | Viseu Dão Lafões (rota realizada em parceira com outro projecto)
ROTA 2 Minho | Beira-Litoral | Ribatejo 
ROTA 3 Trás-os-Montes | Beira-Alta/Baixa |Alto -Alentejo 
ROTA 4 Algarve | Alentejo -Litoral |Baixo -Alentejo 

O processo de co-construção das rotas está a iniciar-se  localmente, pretendem  contar com a colaboração de mulheres e homens agricultores, associações locais, ONG's, cooperativas, juntas de freguesia, municípios, instituições, artistas, escolas e universidades locais.

Assim a  reunião para a co-construção da ROTA 4 Algarve | Alentejo -Litoral |Baixo -Alentejo  irá realizar-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, dia 10 de Dezembro, terça-feira, pelas  15h00.

O objetivo da reunião é o seguinte:

- Apresentação da Caravana AgroEcológica (o que é, como funciona e o que pretende)
- Partilha pelos  participantes da sessão  de  experiências agroecológicas que  sejam  interessantes visitar durante a rota e porquê
- Outras informações

Sem comentários:

Enviar um comentário