segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Relatório das Reuniões com Candidaturas às Autárquicas

A Rede de Cidadania foi convidada a reunir com a candidatura da CDU e do CDS-PP, a fim de reflectir em conjunto e discutir ideias de sustentabilidade e prosperidade para o Concelho. A postura da Rede face a estas solicitações foi discutida em Reunião Geral no dia 29/8/2013, cujo relatório de reunião está disponível neste blogue, na mensagem anterior.
Apresentamos aqui o relatório dessas reuniões.

Autárquicas 2013 - Reuniões da Rede de Cidadania com as candidaturas da CDU e do CDS/PP à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Resumo de Divulgação

Reunião com a candidatura da CDU

Data: 11/09/2013, 14 h – 15:45 h; sede da Candidatura da CDU
Representantes da Rede: Grupo Coordenador – Elvira Baptista, Frederik Eistrup, Rogério Godinho
Representantes da CDU: Hortensia Menino - cabeça de lista e candidata à presidência da câmara - e António Pinetra.
Resumo:
1.       Hortênsia Menino justificou a solicitação da reunião com a Rede porque no programa eleitoral da CDU existem assuntos concretos para os quais conta com a colaboração da Rede de Cidadania, no caso de ser eleita:
o   Economia Local para a Sustentabilidade
§  Boas prácticas de exploração do Montado, para aplicar na Adua
§  Hortas Comunitárias / Banco de Terras
§  Estratégia Alimentar para o Concelho, com produção de base local
§  Consumo no comércio local
o   Mercado Municipal – manutenção e melhoria da dinâmica do Mercado e obras de recuperação
o   Rede Social
2.       O Grupo Coordenador da Rede disponibilizou um exemplar do Manifesto da Rede, informando que a Rede é um grupo de pessoas heterogéneo e impreciso que, de uma maneira mais ou menos continuada, pretendem colaborar e intervir na comunidade em que se inserem, de acordo com as linhas e filosofia expressa no Manifesto.
3.       No diálogo estabelecido, houve oportunidade do GC expressar as seguintes posições:
o   O desejo e a intenção de criar e manter canais de comunicação entre o poder autárquico e a população, representada pela Rede ou não, promovendo uma Cidadania Activa.
o    A disponibilidade para colaborar, com os meios possíveis da Rede, na solução de problemas específicos e concretos que contribuam para o aumento da qualidade de vida em Montemor (nomeadamente os enunciados pela CDU no princípio da reunião).
o    A crítica da maioria dos participantes da Rede face à postura da Câmara, no passado recente, de insuficiente empenho em projectos de parceria e envolvimento dos cidadãos em que, por norma, ficaram inacabados, foram suspensos ou não considerados. O exemplo mais concreto é a falta de credibilidade e eficácia da evolução do projecto da Agenda 21 Local, cujos  impactos em Montemor são ainda inexistentes. Foi ainda referida a falta de colaboração entre as duas entidades, na criação do Banco de Terras pela Rede e das Hortas Comunitárias/Municipais pela Câmara.
4.       Perante este último ponto os representantes da CDU justificaram essa ineficácia com a difícil distribuição de tarefas e gestão de trabalhos dentro da Câmara e com a necessária definição de prioridades. Está em curso uma nova organização de serviços da câmara, que prevê a criação de  “interlocutores” que trabalhem especialmente em cada área de intervenção, esperando-se uma maior agilidade de resposta.
5.       No decurso da conversa, houve ainda oportunidade de falar sobre alguns temas que a Rede considera relevantes para o Concelho:
o    Economia de base local, onde se distingue o aumento da produção e consumo de produtos locais, visando a Soberania Alimentar; a criação de um selo de produtos locais; a implementação de uma Moeda Local.
o   Seria benéfico para o Concelho que a Câmada assumisse e se empenhasse uma área prioritária de trabalho e desenvolvimento, de forma a que se distinga por excelência a nível nacional e possa apresentar essa “bandeira” como marca do concelho. Esta poderá ser o investimento em alguma dos vectores em que o Concelho tem capacidades e trabalho realizado, nomeadamente: Montado, Cultura, Turismo, Qualidade de Vida.
6.       Após terminar a reunião, numa análise conclusiva, os três elementos do Grupo Coordenador concordaram que tinha sido um encontro produtivo. Destaca-se a posição não-propagandística, interessada e aberta dos representantes da candidatura da CDU. Conclui-se ainda que a Rede ganhou alguma importância na comunidade, ao ponto de ser incluída no programa eleitoral desta candidatura como um parceiro a escutar.

Reunião com a candidatura do CDS/PP

Data: 11/09/2013, 17:00 h – 18:20 h; sede da candidatura do CDS/PP.
Representantes da Rede: Grupo Coordenador – Elvira Baptista, Frederik Eistrup, Rogério Godinho
Representantes do CDS/PP: Victor Vicente - cabeça de lista e candidato à presidência da câmara -, António Xavier e Tiago Pazadas Nunes
Resumo:
1.       A Reunião teve inicio com uma breve apresentação e identificação da Rede, esclarecendo-se os seus princípios, objectivos, estrutura, formas e áreas de actuação (pelos exemplos de actividade até ao presente). Foi disponibilizado um exemplar do Manifesto da Rede.
2.       António Xavier começou por justificar o convite para esta reunião pelo principio da candidatura de promover e trabalhar em “associativismo” (neste ponto, independente da ideologia partidária). Conscientes da baixa probabilidade em ganhar uma alta percentagem de votos, esta candidatura expressou continuar interessada na cooperação com as associações e grupos de Montemor pelo futuro da própria cidade.
3.       Seguiu-se um diálogo onde foi salientada a intenção da Rede em promover e actuar em Cidadania Activa e Participativa. Houve oportunidade de apresentar algumas das perspectivas da Rede, nomeadamente sobre Economia de Base Local.
4.       Este último assunto abriu a discussão que ocupou a maior parte do tempo da reunião. A candidatura do CDS apresentou a ideia da criação de uma marca de produtos locais, inspirada na actual cooperação entre produtores na Apormor, que garantiria escoamento para os produtos do conselho e incentivaria a sua produção. Propõe-se que esta marca venda os produtos numa loja no Mercado Municipal. Além disso, Victor Vicente expressou que apenas compensará recuperar este edifício central (dando-lhe as condições necessárias para um comércio mais alargado) caso haja afluência e que os seus utilizadores se renovem.
5.       A concordância desta medida com a ideia do “Km0”, proposta por Rogério Godinho, e o objectivo geral da Rede em promover uma Economia de Base Local possibilitou uma vasta troca de ideias. A possibilidade de explorar mais-valias económicas da produção pecuária no Concelho, nomeadamente com a existência de Matadouro e fábricas de transformação de carne foi considerada economicamente inviável pelos representantes do CDS/PP, tendo sido argumentado que a produção animal do Concelho não tem quantidades e regularidade que rentabilize o enorme investimento necessário, as despesas de manutenção e as complexas soluções de saneamento que este projecto exige.
6.       Os representantes do CDS apresentaram ainda um projecto de revalorização do Rio Almansor, que passa pela identificação e remoção das fontes poluidoras, reintrodução de biodiversidade e criação de um percurso público e acessível ao longo do Rio – aproveitando o seu potencial de lazer e turístico.

7.        Após o final da reunião, foi concordante entre os elementos do Grupo Coordenador que a discussão foi produtiva e salutar, destacando-se, por um lado, a abertura referida por esta candidatura às ideias e à colaboração com a Rede e com os cidadãos, pela via associativa, e, por outro lado,  a postura de irreverência, novidade, pertinência e empenho de uma candidatura jovem que se reflecte nas ideias apresentadas, as quais convergem em vários pontos com a posição da Rede. 

Sem comentários:

Enviar um comentário