Estes jantares são mensais, e têm lugar rotativamente num dos restaurantes que aderiram ao menú km0. Os jantares pretendem dar visibilidade, de uma forma agradável e convivial, a este conceito km0 e à sua utilização nos restaurantes do concelho de Montemor-o-Novo. E também dar um incentivo a estes Restaurantes e mostrar que a sua adesão a este conceito tem o nosso apoio, e gera interesse – e assim também, gera algum movimento e se reflecte no rendimento. A ideia é que cada um venha, e traga mais um amigo – alguém que não conheça a Rede de
Cidadania nem o conceito Km0, mas que se interesse e queira conhecer mais.É importante termos participantes, para que os jantares se tornem conhecidos e de facto numa mais valia para os Restaurantes, e também, desta forma, para a produção alimentar local no concelho.
Se quiser saber mais sobre o projecto Km0 em Montemor-o-Novo, veja por favor em: km0montemorense.blogspot.p
Para estes jantares, as ementas são pré-definidas para que todos os pratos sejam km0 nesse dia, e para que o preço seja razoável e conhecido à partida e é necessário inscrição prévia.
Ementa Km Zero
Preço: 11 euros
Entradas
* Ovinhos de codorniz à Chef
Prato Principal
* Cabidela de Fraca
Sobremesa
* a definir
Bebidas
* Vinho e Água
Inscrições: rogeriosgodinho@gmail.com até às 20 horas de quinta-feira, 5/11/2015.
Depois desta hora, contacto directo com o restaurante - 266 890 038- para confirmar se há ainda
(Por favor não utilizar o endereço da Rede de Cidadania para inscrições nos Jantares Km0, pela lugares necessidade destas serem centralizadas nas mesmas pessoas)
LOTAÇÃO PARA ESTE JANTAR KM0: 25 LUGARES
O que é um Menu Km0?
Um Menu Km0 pretende garantir que os produtos utilizados são de produção local, com a qualidade específica dos produtos da região que os diferencia de outras regiões ou de produtos mais industrializados e globais, e que a pegada ecológica associada ao seu transporte seja mínima.
O Km0 é um conceito internacional que assenta na constituição e promoção de uma cadeia alimentar de base local. Uma política de promoção do consumo de alimentos de origem local que contribui para a sustentabilidade e a economia local.
Porquê optar por um Menu Km0?
Para diminuir a pegada ecológica alimentar.
Para estimular a produção local e contribuir para a soberania alimentar.
Para suportar a economia local.
Para preservar a biodiversidade agro-pecuária, as variedades locais e as técnicas de produção tradicionais.
Para valorizar a gastronomia local.
Regras do Menu Km0
•Ingredientes obrigatoriamente adquiridos no Concelho;
•Pelo menos 80% dos ingredientes são produzidos no Concelho;
• Ingrediente principal obrigatoriamente produzido no Concelho;
• Ingredientes secundários, não produzidos no Concelho, obrigatoriamente de origem nacional, excluindo-se as especiarias exóticas;
• Legumes e vegetais apenas consumidos em época sazonal natural
Sem comentários:
Enviar um comentário