sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Jantar Km0 de Novembro: Pátio dos Petiscos

Vai ter lugar na sexta-feira dia 6 de Novembro, às 20h30m, o próximo jantar Km0, no Restaurante PÁTIO DOS PETISCOS em Montemor-o-Novo - Rua Curvo Semedo, 39 e 41.

Estes jantares são mensais, e têm lugar rotativamente num dos restaurantes que aderiram ao menú km0. Os jantares pretendem dar visibilidade, de uma forma agradável e convivial, a este conceito km0 e à sua utilização nos restaurantes do concelho de Montemor-o-Novo. E também dar um incentivo a estes Restaurantes e mostrar que a sua adesão a este conceito tem o nosso apoio, e gera interesse – e assim também, gera algum movimento e se reflecte no rendimento. A ideia é que cada um venha, e traga mais um amigo – alguém que não conheça a Rede de 

Cidadania nem o conceito Km0, mas que se interesse e queira conhecer mais.É importante termos participantes, para que os jantares se tornem conhecidos e de facto numa mais valia para os Restaurantes, e também, desta forma, para a produção alimentar local no concelho.

Se quiser saber mais sobre o projecto Km0 em Montemor-o-Novo, veja por favor em: km0montemorense.blogspot.pt/

Para estes jantares, as ementas são pré-definidas para que todos os pratos sejam km0 nesse dia, e para que o preço seja razoável e conhecido à partida e é necessário inscrição prévia.

Ementa Km Zero

Preço: 11 euros

Entradas

* Ovinhos de codorniz à Chef

Prato Principal

* Cabidela de Fraca

Sobremesa

* a definir

Bebidas

* Vinho e Água

Inscrições: rogeriosgodinho@gmail.com até às 20 horas de quinta-feira, 5/11/2015.

Depois desta hora, contacto directo com o restaurante - 266 890 038- para confirmar se há ainda

(Por favor não utilizar o endereço da Rede de Cidadania para inscrições nos Jantares Km0, pela lugares necessidade destas serem centralizadas nas mesmas pessoas)

LOTAÇÃO PARA ESTE JANTAR KM0: 25 LUGARES

O que é um Menu Km0?

Um Menu Km0 pretende garantir que os produtos utilizados são de produção local, com a qualidade específica dos produtos da região que os diferencia de outras regiões ou de produtos mais industrializados e globais, e que a pegada ecológica associada ao seu transporte seja mínima.

O Km0 é um conceito internacional que assenta na constituição e promoção de uma cadeia alimentar de base local. Uma política de promoção do consumo de alimentos de origem local que contribui para a sustentabilidade e a economia local.

Porquê optar por um Menu Km0?

Para diminuir a pegada ecológica alimentar.
Para estimular a produção local e contribuir para a soberania alimentar.
Para suportar a economia local.
Para preservar a biodiversidade agro-pecuária, as variedades locais e as técnicas de produção tradicionais.

Para valorizar a gastronomia local.

Regras do Menu Km0

•Ingredientes obrigatoriamente adquiridos no Concelho;

•Pelo menos 80% dos ingredientes são produzidos no Concelho;

• Ingrediente principal obrigatoriamente produzido no Concelho;

• Ingredientes secundários, não produzidos no Concelho, obrigatoriamente de origem nacional, excluindo-se as especiarias exóticas;

• Legumes e vegetais apenas consumidos em época sazonal natural

Sem comentários:

Enviar um comentário