segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Talões no Mercado aos Sábados!!!


Prosseguimos a campanha "Natal local" lançada em 2011. 
A Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo volta a organizar esta acão de venda de talões-prenda para efetuar compras no Mercado Municipal com o apoio do "Por Aqui há Natal".
Mais uma vez neste Natal, cada cidadão pode oferecer uma prenda diferente e fazer com que a sua família e os seus amigos vão mais ao mercado.

Porque estamos a prosseguir os esforços para dinamizar o mercado:
• Acreditamos que o desenvolvimento local passa pelo envolvimento de cada cidadão na defesa 
da sua comunidade;
• Acreditamos que o investimento no comércio local é um dos pilares desse esforço - a circulação 
de dinheiro dentro de uma economia local beneficia  toda a comunidade;
• Acreditamos que a soberania alimentar deve ser outra das preocupações de cada comunidade;
- Acreditamos que, se consumirmos mais produtos locais, mais  produção haverá.

Assim, quem recebe um talão-prenda pode trocar em qualquer comerciante aderente a esta iniciativa no Mercado Municipal e levar para casa legumes, fruta, peixe, enchidos, queijos, flores, mel, licores, plantas, etc...
Os talões-prenda podem ser adquiridos aos Sábados na Banca da Rede de Cidadania no Mercado Municipal.

Comprar local é dar uma prenda a toda a comunidade

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Festa Franca de Natal - 19 De Dezembro no Mercado Municipal

Dia 19 de Dezembro realiza se  a 3ª  edição da Festa Franca no Mercado Municipal De Montemor-o-Novo, em contexto Natalício onde permitirá aos Montemorenses fazerem as suas compras directamente aos produtores locais, produtos esses que vão desde o artesanato, aos produtos alimentares (bolos e alimentos confeccionados), plantas e ervas aromáticas, brinquedos, mobiliário, cerâmicas, produtos de cosmética, usados, ente muitos outros, havendo lugar também a pequenas performances e ateliers.

O objectivo desta Festa Franca é o de promover o consumo de produtos locais, fazendo assim com que o dinheiro circule dentro da economia local, aumentando os rendimentos, e se reduza o consumo energético, uma vez que os produtos sendo da própria localidade, não têm de ser transportados largas distâncias.

Nesta Festa Franca  é utilizada a moeda Mor, a moeda local de Montemor, que tem como o objectivo de promover a consciencialização sobre a importância de consumir local e ajuda a desenvolver o sentimento de identidade de uma comunidade, tratando se de uma experiência que permite perceber que a moeda depende da relação de confiança entre a pessoa que a usa e quem a emite, neste caso a Rede de Cidadania de Montemor.

Venha participar na Festa Franca de Natal! Traga os seus produtos, proponha alguma actividade, ou simplesmente venha fazer as suas compras, e com esse acto promova o desenvolvimento da economia de Montemor.

O produtores que pretendem ter uma banca durante a Festa Franca deverão contactar a Rede, através de cidadania.montemor@gmail.com, ou por telefone para o 962933761.

O horário da Festa será anunciando em breve. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Forum de Cidadãos de Montemor: Propostas para 2016!

Forum de Cidadãos de Montemor: Propostas para 2016!
Co-organizado pela Rede de Cidadania Montemor e Marca Associação Desenvolvimento Local.

O Forum de Cidadãos de Montemor terá lugar na tarde de dia 16 de Janeiro (16:00 às 19:00), tem como objectivo promover um encontro entre cidadãos para proporem as suas ideias e para se organizarem para as implementar em 2016. É uma iniciativa da Rede de Cidadania, que abre assim o espaço para novas propostas e pessoas com vontade em colaborar para fazer de Montemor uma cidade (ainda) melhor.

Este Forum é consequência da vontade de muitos montemorenses em propor projectos para a cidade e para as levar adiante. 

A Rede de Cidadania surgiu também assim, e é no fundo para isso que serve, para que pessoas se encontrem e em conjunto com outras possam por em prática as suas ideias. O Banco de Terras, o KM0 Montemorense, a Festa Franca e o Mor (moeda local), os talões venda de Natal do Mercado, são exemplos de iniciativas que assim surgiram, e que foram juntar pessoas que muitas vezes não se conheciam para colaborar para colocar algo que acreditam em prática.

A Marca é uma Associaçao de Desenvolvimento Local que desde 1998 tem vindo a fazer muitas actividades de apoio ao movimento associativo, desenvolvimento de actividades produtivas (foi em conjunto com asOficinas Do Convento a fundadora do Telheiro da Encosta, que se dedica à ceramica e arquitectura de terra), formativas, projectos sobre sustentabilidade ecológica, entre outros. A colaboração entre este grupo informal de cidadãos e associação de desenvolvimento local tem como objectivo a dar um apoio mais amplo aos projectos apresentados.

Para este fórum, podem ser enviadas até dia 14 de Janeiro propostas de ideia para a Rede de Cidadania (cidadania.montemor@gmail.com), bastando uma descrição breve do projecto (máximo 300 palavras), que depois apresentarão durante o Forum, tendo para tal um máximo de 3 minutos. Para as 3 mais votadas serão criados grupos de trabalho que durante o Forum terão tempo para começar a delinear os passos para as implementar em 2016.

O programa do Forum é o seguinte:

Das 16:00 às 16:45, Boas vindas e apresentação das propostas.
16:45 - 17:00, Votação das propostas.
17:00 - 17:15, Pausa e contagem dos votos.
17:15 - 17:30, Anúncio das ideias vencedoras formação de grupos de trabalho.
17:30 - 18:45 , Grupos de Trabalho para definir como implementar as ideias
18:45 - 19:00, Apresentação dos resultados dos grupos e encerramento da sessão

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Jantar Km0 de Novembro: Pátio dos Petiscos

Vai ter lugar na sexta-feira dia 6 de Novembro, às 20h30m, o próximo jantar Km0, no Restaurante PÁTIO DOS PETISCOS em Montemor-o-Novo - Rua Curvo Semedo, 39 e 41.

Estes jantares são mensais, e têm lugar rotativamente num dos restaurantes que aderiram ao menú km0. Os jantares pretendem dar visibilidade, de uma forma agradável e convivial, a este conceito km0 e à sua utilização nos restaurantes do concelho de Montemor-o-Novo. E também dar um incentivo a estes Restaurantes e mostrar que a sua adesão a este conceito tem o nosso apoio, e gera interesse – e assim também, gera algum movimento e se reflecte no rendimento. A ideia é que cada um venha, e traga mais um amigo – alguém que não conheça a Rede de 

Cidadania nem o conceito Km0, mas que se interesse e queira conhecer mais.É importante termos participantes, para que os jantares se tornem conhecidos e de facto numa mais valia para os Restaurantes, e também, desta forma, para a produção alimentar local no concelho.

Se quiser saber mais sobre o projecto Km0 em Montemor-o-Novo, veja por favor em: km0montemorense.blogspot.pt/

Para estes jantares, as ementas são pré-definidas para que todos os pratos sejam km0 nesse dia, e para que o preço seja razoável e conhecido à partida e é necessário inscrição prévia.

Ementa Km Zero

Preço: 11 euros

Entradas

* Ovinhos de codorniz à Chef

Prato Principal

* Cabidela de Fraca

Sobremesa

* a definir

Bebidas

* Vinho e Água

Inscrições: rogeriosgodinho@gmail.com até às 20 horas de quinta-feira, 5/11/2015.

Depois desta hora, contacto directo com o restaurante - 266 890 038- para confirmar se há ainda

(Por favor não utilizar o endereço da Rede de Cidadania para inscrições nos Jantares Km0, pela lugares necessidade destas serem centralizadas nas mesmas pessoas)

LOTAÇÃO PARA ESTE JANTAR KM0: 25 LUGARES

O que é um Menu Km0?

Um Menu Km0 pretende garantir que os produtos utilizados são de produção local, com a qualidade específica dos produtos da região que os diferencia de outras regiões ou de produtos mais industrializados e globais, e que a pegada ecológica associada ao seu transporte seja mínima.

O Km0 é um conceito internacional que assenta na constituição e promoção de uma cadeia alimentar de base local. Uma política de promoção do consumo de alimentos de origem local que contribui para a sustentabilidade e a economia local.

Porquê optar por um Menu Km0?

Para diminuir a pegada ecológica alimentar.
Para estimular a produção local e contribuir para a soberania alimentar.
Para suportar a economia local.
Para preservar a biodiversidade agro-pecuária, as variedades locais e as técnicas de produção tradicionais.

Para valorizar a gastronomia local.

Regras do Menu Km0

•Ingredientes obrigatoriamente adquiridos no Concelho;

•Pelo menos 80% dos ingredientes são produzidos no Concelho;

• Ingrediente principal obrigatoriamente produzido no Concelho;

• Ingredientes secundários, não produzidos no Concelho, obrigatoriamente de origem nacional, excluindo-se as especiarias exóticas;

• Legumes e vegetais apenas consumidos em época sazonal natural

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

World Cafe: Habitação

Ontem decorreu o World Cafe: Habitação (a ter lugar durante a DoMinga), naCooperativa Integral Minga Montemor, e foi decidido trabalhar num artigo para ser publicado na Folha de Montemor (no artigo mensal da rede), que reflicta sobre a problemática da habitação, nomeadamente sobre o peso das rendas ou créditos para o orçamento dos agregados familiares, especialmente numa altura de muito desemprego e precariedade laboral, vivendo muitas pessoas com insegurança habitacional (há centenas de milhares de pessoas que deixam de conseguir pagar empréstimos, ou que têm de mudar para casa de pais ou avós porque deixam de ser capazes de pagar rendas).
Neste encontro foram também pensadas estratégias para lidar com o problema da habitação, quer via reabilitação das casas devolutas e criação de um banco de casas, quer por projectos de construção de raiz na malha urbana que utilizem métodos de construção sustentáveis e com base em materiais locais. Muita coisa para pensar e reflectir, para um tema que parece muitas vezes difícil de lidar, mas também montemor tem história de projectos de sucesso para resolver o problema da habitação como foi o caso da che, e hoje é preciso tentar arranjar uma solução para aqueles que têm dificuldade em exercer o seu direito constitucional à habitação.
Aconselhamos também que se acompanhe o trabalho do colectivo Habita, e que se leia o manifesto pelo direito à habitação:

terça-feira, 20 de outubro de 2015

World Café : Habitação


World Café : Habitação

Realiza se este domingo, dia 25 de Outubro, pelas 16h, na  Cooperativa Integral Minga Montemor, no Largo Machado dos Santos n nº10, organizado pela Rede de Cidadania um World Cafe (sessão participativa, em grupos de trabalho para debater sobre questões) sobre o direito à habitação. Convidamos a todos a estarem presentes, e partilhar as ideias nesta sessão participativa de debate.


A habitação (casa, agua, luz e gás) representa uma grande parte (muitas vezes a maior parte) do orçamento das famílias (no sentido agregado familiar qualquer que ele seja). É fundamental, imprescindível e onerosa. Temos que encontrar soluções para diminuir este peso no orçamento das famílias principalmente aquelas com menos rendimentos. Mas podemos também repensar a ocupação da cidade de forma mais colectiva.

Este World Cafe decorre com a Dominga (todos os últimos domingos do mês), organizada em parceria com a Cooperativa Integral Minga Montemor (https://www.facebook.com/mingamontemor). A Minga Montemor é uma cooperativa de produtores locais que tem como objectivo promover as trocas locais, e assim fortalecer a economia de Montemor.

sábado, 3 de outubro de 2015

Reunião Geral da Rede de Cidadania

Reunião Geral da Rede de Cidadania de Montemor-O-Novo no dia 10/10/2015, sábado, pelas 14:30, no edifício da antiga Junta de Freguesia de Nª Srª do Bispo (na Rua Nova, entrada pelo largo do Mercado).

É altura de escolher um novo Grupo Coordenador e aproveitar para conhecer o ponto da situação dos grupos, pensar em novas acções e, indispensável, reflectir sobre o futuro da Rede, perspectivar ideias de parcerias  e renovação para que não venhamos a assistir a um adormecimento letal desta maneira de exercer a cidadania.

É importante que apareçam. É importante uma renovação do Grupo Coordenador que traga ânimo renovado. Estamos a necessitar de sangue novo e de repensar o modo de funcionamento da Rede. 


Apareçam!

Aproveitem para ver a nossa ultima Newsletter que está disponível aqui.



terça-feira, 5 de maio de 2015

sábado, 21 de março de 2015

Newsletter de Março/2015

Fica aqui disponível a Newsletter de Março/2015

Km0 Montemorense



Na Páscoa de 2015, irá oficialmente iniciar-se a experiência piloto do Kilómetro Zero Montemorense.

Sábado, dia 4/04/2015, inaugura-se oficialmente o Km0 Montemorense no Mercado Municipal, símbolo da pequena produção local e do comércio de proximidade entre produtores e consumidores. O Mercado Municipal é o epicentro do Km0 Montemorense.

Não será ainda como desejamos que venha a ser - uma participação generalizada da restauração de modo a que se possa vir a constituir uma Rota Gastronómica Km0 Montemorense.  Somos poucos, ainda, mas já é um começo. 
Um começo que se pretende que ajude a despertar as consciências para a importância que o consumir local representa para o desenvolvimento económico do Concelho, para a redução da pegada ecológica, para a defesa da biodiversidade e da pequena agricultura familiar. 
Um despertar das consciências que tem sido, também, para os problemas legais e logísticos que entravam uma utilização mais generalizada e regular dos produtos locais. Uma consciência que nos levou a perceber o muito trabalho a fazer ao nível da produção: incentivar os pequenos produtores a colectarem-se de modo a que a restauração possa utilizar mais facilmente a produção local, promover o associativismo de produtores de modo a ganharem capacidade de resposta e competitiva, interessar os intermediários a comercializarem esses produtos como nicho de mercado com futuro.

São poucos ainda os restaurantes aderentes mas participam com entusiasmo e é nossa intenção promover este pioneirismo com a divulgação possível junto da comunicação social e posto de turismo. Como experiência piloto que é, o Menu Km0 não fica fechado, estando aberto à participação de novos restaurantes, snak-bares, pastelarias, tabernas e todos os tipos de restauração do Concelho, pois todos poderão promover algum prato integrável no conceito Km0, nem que seja um copo de vinho.

Neste blogue, irão ser publicadas as novidades, com a regularidade que a disponibilidade e boa vontade o permitam.  

Apareçam na inauguração e visitem os restaurantes aderentes. O sucesso deste projecto depende de todos os cidadãos: o consumidor tem de começar a exigir produtos locais à restauração para que estes comecem a exigi-los à distribuição, para que estes os comecem a procurar nos produtores locais, para que estes acreditem e produzam mais no nosso concelho.
Para que a nossa soberania alimentar se fortaleça.



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

nova reunião da rede para TODOS os interessados

7 de fevereiro pelas 9h30
no local da antiga Junta do Bispo
Entrada do lado dos Bombeiros
Assuntos em discussão:
1. apresentação dos projetos pelos grupos,
2. reflexão sobre o almoço de natal,
3. mudança do grupo coordenador
4. outros assuntos